“REMOVED” – VOCÊ ESTÁ INCLUÍDO NESSE GRUPO?

Toda semana você vê algum fotógrafo tentando chamar atenção para uma causa, seja ela qual for. Dessa vez, o fotógrafo Eric Pickersgill decidiu representar momentos do seu cotidiano de uma maneira um pouco diferente.

Não é nenhuma novidade que o uso smartphones e redes sociais têm crescido exponencialmente em nossas vidas. E embora o uso desses computadores de bolso tenham facilitado muito às nossas vidas com tarefas básicas, aproximando pessoas, nos guiando por lugares desconhecidos e muito muito mais, os impactos sociais estão se apresentando de maneiras sutis no meu, no seu e no dia-a-dia de todos os que você convive.

“O projeto começou quando me sentei em um café uma manhã”, Eric diz, “E isso foi o que eu escrevi sobre a minha observação:”

Família sentada perto de mim no Illium café em Troy, NY, está tão desconectada um dos outros. Sem muita conversa. Pai e duas filhas estão usando seus smartphones. A mãe não tem um, ou decide não tirá-lo do bolso. Ela observa a janela, triste e sozinha, na companhia dos membros mais próximos da sua família. O pai olha ao redor de vez em quando para anunciar alguma notícia obscura que ele encontrou na internet. Ele tenta, duas vezes, falar sobre um grande peixe que foi capturado. Ninguém responde. Eu me sinto triste pelo uso da tecnologia para interação em troca da não interação. Isso nunca aconteceu antes e eu duvido que nós chegamos à beira do impacto social dessa nossa nova experiência com smartphones. Agora a mãe tirou seu telefone do bolso.

A imagem dessa família pode ser tão comum pra você como é para Pickersgill. “Eu vejo essa família no mercado, em salas de aula, no carro ao lado, até mesmo na minha própria cama, quando vou dormir com minha mulher. Nos deitamos de costas, um para o outro, acariciando nossos pequenos e gélidos celulares toda noite.”

E foi nesse contexto que o fotógrafo decidiu posar seus modelos segurando seus celulares e retirando os aparelhos momentos antes de ele clicar a foto.

Para acessar mais fotos do projeto, clique aqui

e aí, como você vê o impacto dos smartphones na sua vida?

Leave a Reply

