HOW TO INSTAGRAM LIKE A PRO #1

ISSO NÃO É UM TUTORIAL.

Essa é uma versão traduzida de um post que escrevi em um blog inglês (também de minha autoria). Link do post original: http://wp.me/p2s8rn-ez

Ultimamente eu tenho dedicado uma grande parte do meu tempo livre para ver e curtir fotos que chamam a minha atenção no Instagram. Existem diversos fotógrafos bons por aí e eu queria, de alguma forma, compartilhar o entusiasmo que eu sinto sempre que vejo uma foto boa.

Esse post introduz uma série que eu vou chamar “How To Instagram Like a Pro”, em português “Como Fazer Instagram Como um Profissional”. A série será composta de fotos cautelosamente selecionadas de uma lista que eu fiz, só de Instagrams legais.

Sempre fui um grande fã de fotografia, e mesmo não sendo um expert na área, eu me considero alguém com o mínimo de senso crítico para saber o que é uma boa fotografia. Por ser um entusiasta, é fácil estar sempre aberto para “novas coisas”, como manipulação de imagem e vídeo, e muitas outras coisas que a galera tem feito pela internet.

Nos últimos anos, eu presenciei muita controvérsia quanto à fotografia digital. Muitas pessoas colocando profissionais contra amadores, comparando DSLRs com iPhones, e coisas do tipo. Tudo gira em torno do mesmo ciclo: “Quem nós podemos considerar como fotógrafos?” e “Instagram é uma forma de fotografia profissional?”

Segundo o Google, a definição de fotografia é “a arte ou prática de tirar e processar fotos”, o que basicamente significa que a fotografia pode ser feita por qualquer um com o mínimo entendimento do assunto, desde que a pessoa em questão tire e processe a foto, o que – graças à tecnologia – pode ser feito em questões de segundos em um smartphone qualquer.

A fotografia digital se estendeu a certo ponto, que pode ser dividida em gêneros e subgêneros. Cada método de fotografia e processamento leva a um “estilo”, e fica fácil se perder no meio de tudo isso.

Sem a intenção, Instagram se tornou uma das diversas ferramentas disponíveis para se tirar, processar e compartilhar imagens belas, criadas por uma comunidade que se estende desde o usuário que quer mostrar o seu domingo na praia com a família, até o perfeccionista hardcore da fotografia. E enquanto muitas pessoas dizem que o Instagram não é “fotografia de verdade”, por ser 1×1, ou qualquer outro motivo tolo, eu discordo. Talvez não seja a maneira ideal para se trabalhar, mas é a melhor forma de marketing pessoal que alguém pode ter.

Sem mais delongas, abaixo estão alguns dos meus Instagrams favoritos. E enquanto você olha as fotos, eu te pergunto: “No Instagram tem ou não fotografia de verdade?”

Lembre-se de checar os feeds de cada um! Valerá cada segundo.

NATHANIEL ATAKORA MARTIN

Fotografo – Alberta, Canadá

A maior parte do seu feed é de belas paisagens frias de países do norte, e alguns retratos muito bem compostos.


CARMEN

Estudante de nutrição (e uma talentosa “instagrammer”) – Vancouver, Canadá

Além de nos fazer sentir ciúmes, Carmen nos ensina sutilmente como ter um café da manhã saudável através de imagens que vão de dar água na boca toda vez que vê-las.


NEAVE BOZORGI

Fotografo – Los Angeles, USA

Sexy, espontânea, bem composta e bem…intrigante. Suas imagens são tudo o que você espera de uma fotografia sensual. Eu realmente amo o jeito que ele captura as modelos “criando imagens que são intimas em natureza e saturadas com nostalgia sensual”, como ele descreve na sua bio.


SWOPES

Uma fofura de Chicago que tira fotos e as edita somente com seu iPhone

cold 🙏

A post shared by Elise Swopes (@swopes) on

Suas imagens capturam um ponto de vista alternativo da vida urbana que muita gente não tem o privilégio de ver. Ela traz vida ao que, muitas vezes pareceria entediante e até arrisca algumas montagens. E eu acho o máximo o fato de ela utilizar apenas seu celular durante o processo todo de tirar, editar e compartilhar suas fotos.


BEN BROWN

Youtuber Nômade, Atleta, Fotógrafo, Filmmaker, Empresário e “Marketeiro”

Para finalizar, essa timelapse de Ben Brown. Esse cara é um dos principais motivos de eu ter deixado de ser uma pessoa tão preguiçosa para me tornar entusiasta em esportes, fotografia, filmografia e, acima de tudo, um entusiasta da vida. Exalando aventura através do seu lifestyle de viagens e esportes, Ben Brown te mostra um pouco de cada coisa, em lugares como Londres, Canadá, Estados Unidos, Africa do Sul e Costa Rica. Você nunca sabe onde ele vai estar no próximo mês, na próxima semana, ou até mesmo dentro de alguns dias. Mas de uma coisa você pode ter certeza: ele estará compartilhando momentos incríveis que você desejaria ter vivido também.


C’EST TOUT, MES AMIS.
Leave a Reply

