5 DICAS PARA APROVEITAR MELHOR A “GOLDEN HOUR”

Texto Original de: LightStalking.com, por Jason D. Little
Tradução-livre de: Eryc Silva

Uma das principais coisas que todos os fotografos desejam é que o seu trabalho se destaque, de alguma maneira. Obviamente não existe uma falta de fotografos no planeta, então eu não acho que qualquer pessoa que se considera fotografo é tão pretensioso ao ponto de achar que é o único a aplicar certos métodos e técnicas; é que apenas todos nós queremos que o nosso trabalho reflita a nossa personalidade, de algum jeito. Todos nós queremos aquela qualidade “mágica” em nossos trabalhos.

E, mesmo depois de ler dicas e mais dicas, artigos, e, até mesmo depois de fazer um curso de fotografia, você deve lembrar que, na fotografia, a iluminação é tudo. E a qualidade da luz é uma das coisas que mais fazem a diferença entre uma fotografia “boa” e uma fotografia “extraordinária”.

Se você está atrás desse tipo de fotografia fora do “comum”, você vai querer saber um pouco sobre o que os fotografos costumam chamar de “Golden Hour”.

Royal Ride in the Golden Sand !! { E X P L O R E D } by girish_suryawanshi, on Flickr

Golden Hour, por definição informal, é a primeira hora depois do nascer do Sol e a última hora antes do pôr-do-Sol. Esse período de tempo é influenciado pelo local onde você mora, ou o local onde você está fotografando (clima e altitude) e pela estação do ano.

golden hour by Haylee Barsky, on Flickr

O QUE A FAZ TÃO MÁGICA?

Há várias razões por que a golden hour também é conhecida como a “hora mágica”. Durante cada golden hour (de manhã e no fim da tarde), você encontrará o Sol bem baixo no céu; quando a fonte de luz é maior e mais proxima relativa ao objeto, uma luz suave e difusa é produzida. Essa luz suave é preferível para quase todos os objetos pois não cria sombras bruscas e tende a ser bem dinamica, sem perdas de detalhes para sombras extremas ou realces estourados. Além do que, sombras não são necessariamente ruins; as longas sombras criadas pelo Sol à essa hora do dia podem ajudar a adicionar textura, profundidade e interesse para o produto final. E não podemos esquecer do fantástico brilho quente e dourado. Você não é afortunado por nenhum desse beneficios enquanto fotografa embaixo do Sol de meio-dia.

RMNP Sprague Lake by MaxGag, on Flickr

E PARA QUE TIPO DE FOTOGRAFIA ELA É BOA?

Qualquer um. Paisagens, retratos, até mesmo para macro e objetos inanimados. Quase tudo parece mais bonito quando submetido ao calor da golden hour. E você não está limitado em trabalhar somente em ambientes abertos. Você pode conseguir uma bela e natural iluminação interna deixando a mágica entrar por uma janela grande.

Superfriends by jDevaun, on Flickr

DICAS RÁPIDAS PARA APROVEITAR MELHOR A GOLDEN HOUR

  • FOTOGRAFE RÁPIDO. Não esteja com tanta pressa ao ponto de não conseguir usar uma boa técnica, mas lembre-se que você tem um tempo relativamente pequeno para levar vantagem dessa luz.
  • CALCULE A SUA GOLDEN HOUR. Você pode maximizar a eficiencia da sua golden hour planejando o seu dia antes. Saiba o seu destino, tenha ideia de quais objetos você irá fotografar e calcule precisamente quando a golden hour acontece no lugar onde você irá fotografar. Existem calculadoras onlines que podem fazer o cálculo por você.
  • USE UMA ABERTURA GRANDE. Se você geralmente não fotografa com a lente aberta, a golden hour apresenta uma grande oportunidade para você começar a fotografar. Você vai se surpreender com os pontos de luz criados durante essa hora do dia.
  • FOTOGRAFE BASTANTE. Durante a golden hour, as mudanças de luz ocorrem rapidamente; a paisagem que você fotografou quando chegou ao local podem ficar bem diferentes 10 minutos depois. Então continue fotografando durante a golden hour inteira e tente capturar o maior número possível de variações.
  • AJUSTE O BALANÇO DE BRANCO. Balanço de branco automático não é a melhor escolha para quem fotografa na golden hour. Ajuste o seu balanço de branco para “nublado”/”cloudy”, senão você correrá o risco de neutralizar aquela maravilhoso brilho dourado.

Fotografar durante a golden hour pode ser inconveniente. Você pode ter que sacrificar algumas horinhas de sono para acordar bem cedo, ou desprender a bunda do sofá para fotografar no final da tarde. Mas você vai ser muito recompensado pelo resultado, já que o impacto das fotos à essa hora do dia pode ser bem surpreendente.

Advertisements

One thought on “5 DICAS PARA APROVEITAR MELHOR A “GOLDEN HOUR”