FOTOGRAFANDO LONGA EXPOSIÇÃO

Uma técnica muito útil para fotografar à noite é a longa-exposição. Os efeitos que podem ser capturados com longas-exposições são prazerosos de se olhar e têm uma qualidade divina. As ferramentas mais importantes que você vai precisar são: um tripé robusto e uma DSLR com controle da velocidade do obturador.
Texto original dos sites: Exposure Guide e Jim Goldstein
Tradução-livre de Eryc Silva

ISO 100 – f/22 – 22″ | Foto de Marcos Molina

Aplicar técnicas de longa-exposição é um bom jeito de se conseguir uma imagem que surpreenda pessoas. Para você que não está familiarizado com a fotografia de longa-exposição, o principal ingrediente é a pouca luminosidade, pois você vai precisar que a sua câmera receba luz por uma quantidade de tempo maior. Na verdade, é possível usar filtros para reduzir a quantidade de luz que entra na lente para, então, produzir longas-exposições mesmo nos dias mais claros.

Longas-exposições permitem o fotografo a criar uma experiência visual abstrata ou surreal, o oposto de simplesmente reproduzir uma cena como podemos ver ao olho nu. Sendo assim, esse tipo de fotografia permite que você crie algo artisticamente impressionante.

Abaixo estão algumas dicas e situações de como fazer uma longa-exposição de impressionar:

1. CRIE A ATMOSFERA

Foto de Jim Goldstein

Use longas exposições para criar uma atmosfera celestial. Muitas vezes, as condições climáticas parecem não mudar, mas na verdade elas se movem e mudam devagar. Em muitas ocasiões, essas mudanças ocorrem tão devagar que não conseguimos nem guardar na memória visual; mas a câmera consegue gravar essas mudanças. Nuvens, neblina ou ondas podem formar belas imagens no tempo de exposição certo.

COMO FAZER: Águas e mares borrados

ISO 400 – f/4 – 10″

Para capturar essa aparência dramática do oceano e do céu, a melhor condição de luz para se usar é a da “hora de ouro” (a ultima hora antes que o Sol se ponha). Siga os básicos da fotografia noturna: ponha a câmera no tripé, use uma lente wide-angle (de ângulo aberto) com a menor abertura possível, e foco para o infinito. Deixe a câmera em modo Manual ou Bulb e altere a velocidade do obturador para longa (5-30 segundos). Quanto maior o tempo de exposição, mais “borrada” a água ficará. Use o timer da câmera ou um cabo com botão para tirar a foto; isso ajuda a previnir que a foto inteira saia borrada. Não use flash! Pode arruinar o efeito na imagem.

2. DESCUBRA OS MOMENTOS

Geralmente estamos tão apressados no dia-a-dia que raramente paramos para observar os pequenos movimentos banais. Assim que você começa a perceber esses sujeitos se movimentando devagar, uma porta para um novo mundo de oportunidades fotográficas se abre. Núvens, sombras, estrelas, plantas e até mesmo pessoas ou animais se tornam ótimos sujeitos em uma longa-exposição.

COMO FAZER: Fotografando uma roda gigante

ISO 100 – f/2.8 – 1/60

ISO 100 – f/6.8 – 4″

Para fotografar uma roda gigante à noite, vá para perto dela e use uma lente wide-angle para conseguir o máximo de detalhes possível. Coloque sua câmera em um tripé e enquadre a imagem. Como você quer que todos os elementos estejam bem nítidos, escolha uma abertura pequena, entre f/11-f/32. Configure sua câmera em modo Manual ou S (Controle da velocidade) e escolha uma velocidade de acordo com a velocidade das luzes na roda gigante, e o estilo que você está procurando (qualquer um dentro de 1-30 segundos). É melhor usar o timer da câmera ou um cabo para o disparo. A imagem capturada vai estar cheia de rastros de luz em contraste com o céu preto, e mesmo assim o centro da roda gigante vai continuar nítido.

COMO FAZER: Rastros das estrelas

ISO 3200 – f/4 – 181 minutos

Uma longa exposição em uma noite estrelada pode produzir traços de luz fascinantes criados pelas estrelas e a rotação da Terra. A melhor maneira de conseguir uma foto interessante é incluir um objeto inanimado em primeiro plano, como uma árvore velha, ou montanhas. Coloque a sua câmera no tripé e o foco da lente para o infinito. É melhor usar um cabo para o disparo, ou você irá arruinar sua foto. Configure a câmera em modo B (Bulb) e a abertura entre f;2.8-f/4 para melhores resultados. Mantenha o ISO baixo para minimizar os ruídos. Pressione o botão do controle para abrir o obturador e espere. Para completar, pressione novamente o botão. Essas exposições podem durar de 15 minutos à várias horas.

COMO FAZER: Rastros de luzes supreendentes

ISO 100 – f/22 – 13″

Rastros das luzes da frente e de trás do carro tem um efeito deslumbrante, e são excelentes para fazer você criar intimidade com o tempo de suas longas-exposições, enquanto aprende. Procure uma avenida movimentada com muita luz de carros, à noite. Use um tripé robusto e posicione a câmera para que você tenha uma boa visão da área. Use uma abertura pequena de f/16 ou menor para uma maior profundidade, deixando a maior parte da imagem em foco. Quanto mais longa a exposição, mais linhas irão aparecer e mais longas elas ficarão.

3. FOTOGRAFE COMO SE ESTIVESSE PINTANDO

Enquanto o obturador da sua câmera está aberto, o sensor ou filme são, em sua essência, como um quadro. Normalmente esse quadro é aberto brevemente, mas com longas exposições a luz que bate no sensor age como um pincel. Se você deixar a cena se desenvolver com o obturador aberto, qualquer mudança será “pintada” no seu quadro. Se você estiver em um lugar com muito pouca luz, você pode usar luzes como lanternas, celulares, vela ou qualquer tipo de luz móvel para criar a imagem do seu jeito na foto. É sensacional e todos deveriam experimentar!

4. ALTERE A REALIDADE DAS CORES

De volta aos tempos em que havia um fenômeno nos filmes, onde a cor na imagem poderia mudar em longas exposições por falha na reciprocidade. Diferentes tipos de filmes experienciavam essa falha em diferentes tempos de exposição e produziam vários tipos de mudanças de cores. Para muitos desses fotógrafos, essas mudanças nas cores eram vistas como algo para se evitar, mas muitos artistas empregaram esse fenômeno para criar fotos geniais. Se você ainda fotografa com filme, vale a pena experimentar! Se você está fotografando com digital, você pode conseguir essas mudanças de cores gerando ou usando “presets” (pré-ajustes) no Photoshop, Lightroom ou até VSCO Cam (que aliás, foi falado no primeiro post do EV!).

5. FOTOGRAFIAS QUE FAZEM O ORDINÁRIO FICAR EXTRAORDINÁRIO

Quando você mostra algo novo pra alguém, que estava bem debaixo do nariz dessa pessoa por todo esse tempo, isso redesperta seu interesse por aquela coisa. Enfatizar uma ou a combinação de alguns dos efeitos visuais préviamente discutidos com longa exposição de cenas ordinárias vai prender a sua atenção. Para encontrar aquela foto que captura a atenção, você vai precisar experimentar até que os efeitos da longa exposição estejam aparentes.

CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS

A principal coisa para se manter na cabeça quando se está decidindo qual a exposição certa é como capturar ambas as sombras e os pontos mais luminosos. Se você está obtendo as sombras certas, você vai conseguir produzir uma cena noturna excelente que vai ganhar muitos elogios.

Quando se fotografa longas-exposições, a chave é manter o obturador aberto somente o tempo suficiente para o efeito desejado. Se você manter o obturador aberto por muito tempo, vai perder detalhes nas áreas mais iluminadas, e pode não conseguir identificar o que é o que na foto.

Quando se está tentando criar um rastro de luz, o obturador deve estar aberto por pelo menos 1 segundo, e portanto requer um tripé. Use o modo S (Velocidade do obturador) e comece com a velocidade de 1 segundo e veja o resultado; se o rastro é muito curto, adicione 2 segundos, e continue adicionando 2 segundos até você conseguir o efeito que você quer alcançar (a beleza da fotografia digital é que você pode saber imediatamente se está bom ou não). Se você tem muitos borrões, seu obturador estava aberto por muito tempo, e você precisa voltar pelo menos um segundo inteiro.

EQUIPAMENTO RECOMENDADO

Além da sua câmera digital, é claro, você precisará de um tripé para estabilizar a imagem e evitar borrões. Para praticar a fotografia noturna, sua câmera precisa ter uma opção para configurar a velocidade do obturador e a abertura da lente.

CONCLUSÃO

Fotografar imagens de longa-exposição à noite é uma técnica que se aperfeiçoa com prática e aprendendo a reconhecer as condições luminosas e como ajustar a câmera para essas condições. Dependendo do que você tem que fazer, a velocidade do seu obturador pode ser de 1/60 de segundo até vários minutos. O que torna as imagens de longa-exposição especiais é que cada imagem é única, já que os rastros de luzes se movem de maneira incomum, e com prática você pode adquirir uma coleção de fotos fantástica. As imagens únicas disponibilizadas pela longa exposição à noite são um tesouro da fotografia que muitos são acham. Imagens brilhantes podem ser resultado do seu trabalho ao tentar essa técnica.

Agradecimentos

Esse post foi traduzido e modificado para uma melhor interpretação do leitor, com dicas para ensinar ou melhorar as suas fotos de longa-exposição. Agradeço à ambos os sites, que possuem conteúdos riquíssimos sobre fotografia, pelo conteúdo fornecido e espero ter atendido ao pedido de Marcella (quem solicitou um post sobre longas-exposições).

Restaram dúvidas? Tem alguma crítica para o EV? Deixe nos comentários, abaixo!