10 MOTIVOS PARA INICIAR A FOTOGRAFIA COM UMA CÂMERA ANALÓGICA

Texto original de Miki Rose, www.picturecorrect.com
Tradução-livre de Eryc Silva

Quando aprendi sobre fotografia pela primeira vez, eu estava no ensino médio, no quarto-escuro com uma Pentax K1000 completamente manual – que, na época, era uma das SLR mais bem faladas e populares no mercado. Aí você me pergunta, por que? Porque ela era feita como um tijolo, por ter uma velocidade de obturador rápida, e por não terem muito mais coisas. Afinal de contas, não há nada mais prejudicial no processo de aprendizado do que milhares de botões, alavancas e menus. A maioria das pessoas, hoje, está aprendendo fotografia com DSLRs para iniciantes, que, mesmo sendo mais básicas que câmeras altamente profissionais, ainda são desnecessariamente complicadas de se mexer e, o pior de tudo, fáceis de usar! 

Quando você aprende algo novo, o que você quer saber primeiro? A maioria das pessoas iria concordar com: o básico. Câmeras manuais não são nada mais do que o básico, e elas irão começar a sua educação por onde a fotografia começou, te deixando sem escolhas senão meditar sobre a composição e o triângulo de exposição da abertura, velocidade do obturador, e ISO.

Agora, SE VOCÊ SABE INGLÊS, neste vídeo, o infame Kai W explica o por que ele acredita que a arte da fotografia é aprendida da melhor maneira usando câmeras manuais de filme:

Se você não sabe inglês, ou ainda tem dificuldades para entender sem o acompanhamento de legendas, eu recaptulo os argumentos. Todos deveriam aprender com câmeras manuais de filme porque:

  1. É tão antigo que te faz parecer legal. Isso já basta.
  2. Filme é imperdoável. Requer muito trabalho,  muitas tentativas e erros até conseguir uma boa exposição.
  3. Sem configurações automáticas. Você deve se familiarizar com os princípios da exposição, ou sofrer com fotos queimadas (muito expostas à luz, que ficam brancas, ou pouco distintas).
  4. Exposição. Se a sua câmera é do tempo de antes que os medidores de luz tivessem sido inventados, você talvez precise usar a regra do Sunny 16 para saber que configurações utilizar (ensolarado, a abertura deve estar à f/16 e a velocidade do obturador deve ser equivalente ao seu ISO – 1/100 seg por ISO 100, 1/400 seg por ISO 400, etc).
  5. Foco manual. Você deve saber que parte da foto deveria estar em foco, ao invés de deixar que a câmera mire aleatoriamente, como no foco automático.
  6. Ninguém vai te roubar. Até câmeras analógicas antigas para fins profissionais não valem muito mais hoje em dia. NA VERDADE, muitas dessas câmeras continuam custando caro no Brasil, apesar de muitos vendedores não passarem confiança de se a camera está realmente funcionando ou não, mas não passam de mil reais.
  7. O ISO não é automático. Com digital, o efeito do ISO têm sido muito esquecido, mas porque você tem que usar o mesmo ISO durante um rolo, você tem que entender seu papel na exposição que você quer.
  8. Uma foto de cada vez. A configuração manual, junto com o consumo de filme valioso, te força a pensar mais para cada foto, o que tem efeitos positivos óbvios no processo de aprendizado.
  9. Equipamento barato. Todo mundo pensa que filme está morto, então você consegue comprar seus equipamentos por muito barato, ou algumas vezes, por quase nada.
  10. Sem necessidade de atualizar. Hoje em dia, são poucas as câmeras de filme que estão em produção, te fazendo pensar mais nas suas fotos do que no equipamento. Sem mencionar que, nos dias de filme, as câmeras eram construidas para durar uma vida inteira, ao invés de esperar anos, ou até mesmo meses até que a companhia lance um novo modelo de câmera ou lentes.

Mais frequente do que nunca é, quando uma pessoa compra uma nova DSLR, ela a usa em modo automático indefinidamente. As fotos que elas fazem são ótimas, e elas se sentem satisfeitas com isso. Isso é ótimo pra qualquer um que queira apenas preservar memórias. Mas se você está querendo realmente aprender a fazer belas imagens, não vai demorar até vocie estar assistindo tutoriais no YouTube ou incomodando o atendente da loja de câmeras mais perto de você por conselhos de como ir pra frente na fotografia.

Para aqueles que querem levar a sério o como entender essas máquinas, as DSLRs modernas podem ser complicadas e difíceis de se entender.

Imagens bem-sucedidas podem levantar o seu humor e auto-estima, mas é através do fracasso que nós todos aprendemos melhor. As restrições impostas pela fotografia de filme manual forçam a mente a entrar em um profundo desenvolvimento intelectual de solucionar problemas, o que faz a habilidade de absorver informações do seu cérebro elevarem bastante.

Limitando as possíveis milhares de fotos à um rolo de 27 exposições, você não tem outra escolha, senão considerar cada passo e cada foto; pensar criticamente sobre o que foi feito no passado e o que pode ser feito no futuro, e ocupar a mente na aquisição e exploração de uma nova e valiosa habilidade.

Notas e comentários

Eu já tinha curiosidades de fotografar com uma câmera analogia, e qualquer uma estaria de bom tamanho, pelo menos para minhas primeiras experiências. Foi então que eu achei isso:

Foto de Eryc Silva - processada com preset A3 | GRID

Foto de Eryc Silva – processada com preset A3 | erycdasilva.vsco.co

De qualquer forma, infelizmente não tive a oportunidade de usá-la por não ter tempo de procurar filme 35mm!

Eu lembro de usar essa câmera nas viagens da escola, apesar de eu ter ficado com vergonha de tirar ela do bolso por ser tão chamativa… Hoje, fico feliz por tê-la achado e espero experimentar muitos filmes com ela.

Me contem qual a experiência de vocês com filmes fotográficos e qual a sua câmera analógica favorita! A minha câmera dos sonhos é a Minolta X-700! Um dia vou ter uma na estante, nem que esteja ali apenas para acumular poeira.

Minolta X700, a câmera dos meus sonhos!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s