NOKIA LUMIA 1020 TIRA FOTOS EM RAW…GRRR

Texto original por Patricia Ramos, www.exposureguide.com
Tradução-livre por Eryc Silva

Estéticamente, o Nokia Lumia 1020 é lindo. Ainda dá pra experimentar a qualidade da tecnologia PureView, Estabilização de Imagem Óptica, câmera de 41 megapixels e os extraordinários recursos de zoom. Você pode tirar fotos impressionantes, e a tecnologia Nokia Rich Recording torna possível gravar nítidos vídeos em alta resolução, acompanhados dos sons com qualidade de cinema.

O 1020 tem seu corpo selado, assim como o do iPhone, e não possui bateria removível ou memória microSD. Enquanto isso pode decepcionar muitos fotógrafos que amam depósitos para pôr seus arquivos gigantes de fotos, isso não diminui a excepcional capacidade de memória do 1020.

É importante, mas não tão necessário notar que a câmera de 41 megapixels do Lumia 1020, na verdade, não tira fotos em 41 megapixels. Seu app ProCam gera fotos de 5 megapixels, mas as salva em modo de alta resolução. Uma grande evidencia disso é se você cortar a foto, não perde detalhes cruciais.

Os designers da Nokia parecem estar mirando nos fotógrafos profissionais com o Lumia 1020. Ele carrega uma tela AMOLED de 4.5 polegadas e uma lente Zeiss, que nunca desaponta, em frente ao, bem anunciado, sensor de imagem de 41 megapixels. Com um poder fotográfico como esse, até mesmo fotógrafos novatos podem criar imagens impressionantemente detalhadas.

Um atributo notável que merece especial atenção é algo que vai dar água na boca dos fotógrafos profissionais. O Lumia 1020 possui configuração de velocidade do obturador – fantástico pra quem tem criatividade! Enquanto a abertura é fixa em f/2.2, o ISO pode ser alterado, oferecendo uma boa quantidade de manipulação da exposição. Ferramentas configuráveis, como balanço de branco, todas em um só smartphone, carrega um soco de criatividade nas mãos certas. Alguns fotógrafos profissionais até já fotografaram tanto casamentos quanto documentários com esse quadrado de ferro e LED.

Notas e comentários

Ok, eu admito.

Eu sou um daqueles caras que os usuários de Android gostam de chamar de “Applefag”. Sim, eu tenho um iPhone. Sim, eu tenho um iPad. E sim! Eu tenho um iMac. (Aliás, estou usando um MacBook que pertence à minha namorada para escrever esse post!)

Sempre fui um grande fã da qualidade da Apple em seus hardwares e softwares, principalmente pra quem é mais fã ainda de tecnologia audio-visual. Eu amo fotografia, música e vídeo – embora eu seja um amador em todos os três -, e a Apple têm me fornecido excelentes produtos, que suprem minhas necessidades diárias com mais do que estética: com funcionalidade.

A câmera do iPhone pode não ser a melhor em especificações técnicas, mas nenhum smartphone, até 2012, tirava fotos tão nítidas e quentes quanto um iPhone.

Se o ecossistema de aplicativos do Windows Phone fosse tão rico quanto App Store da Apple, eu com certeza trocaria de smartphone!
E você? Trocaria o seu celular atual por um Lumia?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s